Sites Grátis no Comunidades.net
FLORESTA É FABRICA DE ÁGUAS?
FLORESTA É FABRICA DE ÁGUAS?

    

     EM ÁREA DE FLORESTA TODOS OS PINGOS ENCONTRARÃO NOS SEUS CAMINHOS AS COPA DAS ÁRVORES QUE QUEBRAM IMEDIATAMENTE ESTA VELOCIDADE, FAZENDO VALER AGORA A QUEDA DE UMA PEQUENA DISTÂNCIA ENTRE A ÁRVORE E O CHÃO, OU SEJA, CAIRÃO LENTAMENTE NO SOLO. TODOS SABEMOS QUE O SOLO DA FLORESTA É COBERTO POR FOLHAS, QUE CAIRAM ONTEM, QUE ESTAM EM CIMA DAS QUE CAIRAM ANTES DE ONTEM, QUE ESTAM EM CIMA DAS QUE CAIRAM NA SEMANA PASSADA, QUE POR SUA VEZ ESTAM EM CIMA DAS QUE CAIRAM NO MÊS PASSADO, QUE POR FIM ESTAM EM CIMA DAQUELAS QUE JÁ ESTAM VIRANDO MATÉRIA ORGANICA. NA CIÊNCIA ESTE AMONTOADO DE FOLHAS RECEBE O NOME DE SERRAPALHEIRAS.

     ESTE CONJUNTO DE FOLHAS É MUITO POROSO, INCLUSIVE AO CAMINHARMOS EM CIMA DELE AFUNDA UM POUCO. ASSIM SENDO, FALAMOS DO QUE ESTE CHÃO DAS FLORESTA COBERTO POR SERRAPALHEIRA, FUNCIONARÁ COMO UMA GRANDE ESPONJA, DEIXANDO A ÁGUA INFILTRAR EM DIRAÇÃO AO LENÇOL FREÁTICO, ONDE FICA ARMAZENADA. E ATRAVES DAS NASCENTES OCORRE FORMANDO OS CORREGOS, RIACHOS E RIOS.

     AFIRMAMOS ENTÃO, SEM NENHUMA DUVIDA, QUE A FLORESTA É "FABRICA DE ÁGUA".

     POR OUTRO LADO, SE OUVER DESMATAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM, OU QUALQUER OUTRA AGRICULTURA, O SOLO FIRARÁ EXPOSTO E, QUANDO CHOVER NÃO TERÁ MAIS A PROTEÇÃO DAS COPAS DAS ÁRVORES. A SERRAPALHEIRA QUE ALI EXISTIA SERÁ CARREGADA PARA AS CALHAS DOS RIOS E NÃO SERÁ MAIS PRODUZIDA, JÁ QUE NÃO EXISTEM MAIS AS FLORESTAS. ASSIM, A CADA CHUVA O SOLO VAI FICANDO MAIS DURO E IMPERMEAVEL. AS ÁGUAS, AO INVÉS DE INFILTRAR PARA O SUB SOLO DESLIZAM EM DIREÇÃO AOS RIOS QUE ENCHERÃO RAPIDAMENTE FORMANDO AS ENCHENTES. LEMBREM, QUE SEM ABASTECIMENTO DO LENÇOL FREÁTICO, AS NASCENTES SECAM.

      ESTE QUADRO AFIRMA QUE "SEM AS FLORESTAS AS NASCENTES SECAM".

     TADAS ESTAS SITUAÇÕES FACILMENTE SÃO OBSERVADAS EM QUALQUER REGIÃO DE DESMATAMENTO.

      AS FRASES "FLORESTA É FABRICA DE ÁGUA" E "SEM FLORESTA A ÁGUA SECA" SÃO VERDADEIRAS. VAMOS PROTEGER O POUCO QUE RESTOU DAS FLORESTAS.


                                            SÃO VERDÃO O PROTETOR DAS FLORESTAS.